História
 

 

Carly Simon nasceu em Nova York, em 25 de Junho de 1.945 e cresceu nas vizinhanças de Greenwich Village. Filha de publicitário, estudou no colégio Sarah Lawrence College e começou a cantar no início dos anos 60, formando com a irmã, Lucy Simon, a dupla The Simon Sisters. Fizeram apresentações em clubes, até que em 1.963, gravaram "Winkin', Blinkin' and Nod", pela gravadora Kapp Records. Pouco depois, por ocasião do casamento de Lucy, a dupla se desfaz.

Mas em 1.966, com 21 anos de idade, Carly conhece o empresário Alberto Grossman. Sob seu incentivo, ela segue carreira através da banda Elephant's Memory, como vocalista. Nessa época, Carly também compõem jingles para diversos comerciais de TV.

Em 1.970, começa a compor canções com Jacob Brackman, um crítico de cinema e,  finalmente, assina contrato com a Elektra Records e grava seu primeiro álbum solo, entitulado, simplesmente, "Carly Simon". Desse álbum, o primeiro sucesso é estrondoso: "That's The Way I've Always Heard It Should Be" alcança os primeiros lugares nas paradas de sucesso. Ainda neste ano, a cantora faz seu primeiro show, no Troubador Club (em Los Angeles), e conta com a participação de Cat Stevens. No Troubador, conhece James Taylor, com quem casou-se em novembro de 1.972.

Em 1.971, Carly lança seu segundo disco, "Anticipation", com o  mesmo produtor de Cat Stevens. Ela realiza uma turnê para divulgar seu novo trabalho e, em 1.972, lança "No Secrets", produzido por Richard Perry. Desse álbum, três canções alcançam grande destaque: "(We Have) No Secrets", "The Right Thing To Do" e "You're So Vain". Esta última mostrou a capacidade da compositora de capturar frases "avulsas" e depois ordená-las numa única canção, como é o caso dos versos "I had some dreams, they were clouds in my coffee".

Esta frase, encontrada em "You're So Vain", surgiu durante um vôo que a cantora realizou com seu amigo (e pianista à época) Billy Mernit. Enquanto Carly Simon tomava café no avião, Billy viu o reflexo das nuvens ("clouds") na xícara de café e disse: "Veja só as nuvens em seu café" (literalmente clouds in your coffee). A compositora achou interessante e anotou a frase em seu caderno pessoal, usando-a mais tarde, na canção - que, aliás, contou com a participação de Mick Jagger (dos Rolling Stones) nos vocais.

Em 1.977, Carly é convidade a compôr e interpretar "Nobody Does It Better", para o filme 007 - O Espião Que Me Amava (007 - The Spy Who Loved Me) e, no ano seguinte, lança "Boys In The Trees" - que emplacou "You Belong To Me". Em 1.981, Carly lança um álbum com clássicos da música americana, como "Hurt", "Body And Soul" e "Not A Day Goes By". Em 1.982, grava "Why", para o filme Soup For One, canção com um leve toque Disco.

Em 1.987, o álbum "Coming Around Again" coloca nas paradas várias canções, além -  é claro -  da faixa título (tema do filme A Difícil Arte de Amar). O álbum inclui ainda a regravação de "As Time Goes By", com participação de Stevie Wonder na gaita. Em 1.989, compõe a trilha para o filme Uma Secretária de Futuro e volta às paradas com "Let The River Run". Um ano depois, a regravação de "My Romance" -  uma antiga canção   - leva novamente Carly Simon às rádios.

Apesar de ter passado por maus momentos ao enfrentar um câncer nos seios, Carly continua na estrada, gravando e lançando novos discos, em média, a cada dois anos.